Eixos temáticos

Nesta terceira edição, o SICAM conta com três grandes eixos temáticos e onze grupos temáticos. Os eixos temáticos serão o tema central de cada um dos três dias do evento.

Eixo temático: Conservação, Impactos e Planejamento Ambiental

GT 1 - Áreas Protegidas, Patrimônio Cultural, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais

Coordenação: Sueli Angelo Furlan
Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP).
Descrição: Este GT dialoga com os trabalhos que têm como foco o estudo de áreas naturais protegidas, povos indígenas e comunidades tradicionais. O grupo temático contempla a interlocução entre o conhecimento das culturas tradicionais e o científico. Entre os tópicos abordados estão: gestão colaborativa de áreas naturais protegidas; desafios políticos atuais; direitos originários e tradicionais; conflito territorial; saber tradicional, etnoconhecimento e demais relacionados à conservação de áreas protegidas.

GT 2 - Alternativas de uso dos recursos naturais e Economia do Meio Ambiente

Coordenação: Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli
Professor e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP).
Descrição: Este GT contempla pesquisas relacionadas à governança dos processos de extração, produção, distribuição e uso de recursos naturais. Entre os tópicos mais discutidos, estão: recursos de uso comum, bens públicos, ação coletiva, instituições, complexidade, relação de custo-benefício, valoração, pagamentos por serviços ambientais, formulação e implementação de políticas ambientais, mecanismos financeiros ou fundos socioambientais, políticas e regulamentações ambientais e comportamentos dos agentes.

GT 3 - Transição energética e Mudanças Climáticas

Coordenação: Drielli Peyerl
Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP).
Descrição: Este GT dialoga com questões relativas à transição energética para uma economia de baixo carbono e mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Dentre os temas destaca-se a escolha de determinadas fontes para a geração energética em diferentes contextos e momentos históricos, bem como será abordado o uso de fontes alternativas de geração energética, associadas a alteração do nível de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Assim, o objetivo deste GT é ampliar o espaço de diálogo entre as pesquisas relacionadas aos temas de Transição Energética e Mudanças Climáticas.

GT 4 - Grandes projetos de infraestrutura e impactos socioambientais

Coordenação: Evandro Mateus Moretto
Professor Associado da Universidade de São Paulo., com vínculo junto à EACH e ao IEE. É docente dos cursos de Graduação em Gestão Ambiental da EACH/USP, de Pós-graduação em Ciência Ambiental - PROCAM/IEE/USP, de Pós-graduação em Sustentabilidade/EACH/USP e de Pós-graduação em Energia/IEE/USP.
Descrição: Este GT discute sobre a gestão de grandes projetos de infraestrutura como hidrelétricas, rodovias, hidrovias, e mineração, e seus impactos diretos, indiretos e cumulativos ao meio ambiente e grupos sociais. Os tópicos são diversos, passando por gestão pública de megaprojetos, avaliação de impacto ambiental, avaliação ambiental estratégica, micro mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, deslocamento populacional, desastres ambientais e a relação ser humano-meio ambiente-infraestrutura.

Eixo temático: Governança, Políticas Ambientais e Sustentabilidade

GT 5 - Governança, Políticas Públicas e Direito Ambiental

Coordenação: Eduardo de Lima Caldas
Professor do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP).
Descrição: A orientação deste GT concentra, mas não se limita, às pesquisas na área de governança ambiental, como a formulação, difusão, implementação, avaliação e financiamento de políticas ambientais; gestão de políticas públicas em múltiplas escalas geográficas e níveis; prioridade de agenda em decisões concernentes às relações sociais e ambientais; e a relação entre ambiente e sociedade como elementos interdependentes no processo de governança ambiental.

GT 6 - Consumo e Resíduos

Coordenação: Sylmara Lopes F. Gonçalves Dias
Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), no Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade (PPgS) e no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental.
Descrição: Esse GT envolverá questões relativas ao ciclo de produção, consumo e descarte de resíduos sólidos e pesquisas a respeito do manejo adequado de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem, reuso e monitoramento de tais processos; bem como abordará estudos de impactos socioambientais relativos a esse tipo de poluição, construção e implementação de políticas públicas e modos de governança.

GT 7 - Desafios do desenvolvimento sustentável pós Covid-19 no Brasil e América Latina

Coordenação: Pedro Roberto Jacobi
Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP).
Descrição: Este GT dialoga com os desafios pós pandemia no Brasil e América Latina, abarcando uma crise sanitária que explicitou ainda mais os paradigmas socioambientais. O debate perpassa por temas como: Agenda 2030 e seus objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS); espaços educadores e regenerativos; Mercosul e perspectivas de desenvolvimento sustentável, frente às crises políticas na América Latina; justiça ambiental, diante ao neoextrativismo na América Latina; estudos decolonial, nas desigualdades sul e norte global.

GT 8 - Mudanças Climáticas, vulnerabilidade e riscos socioambientais

Coordenação: Pedro Henrique Campello Torres
Professor colaborador no curso de Gestão Ambiental da EACH/USP. Professor substituto do GPDES/IPPUR/UFRJ. Pós-doutorando no IEE/USP.
Descrição: Um dos grandes desafios do século XXI é lidar com os desafios impostos pela emergência climática global. Frente às desigualdades sociais, políticas e geográficas, as consequências das mudanças climáticas são incorporadas de forma não equitária, o que pode ainda aumentar as assimetrias estruturais presentes na sociedade. Nesse sentido, as vulnerabilidades e os riscos socioambientais atravessam essa temática, podem servir como lentes para esse debate. O foco deste GT é ampliar o diálogo e a pesquisa sobre o entendimento acerca dos desafios sociais, políticos, econômicos e ambientais das mudanças climáticas, bem como trabalhar com temas como políticas públicas, governança, perspectivas interdisciplinares, análise dos impactos das mudanças climáticas e alternativas de mitigação, adaptação e resiliência.

Eixo temático: Mudanças climáticas, Geotecnologias e Modelagem

GT 9 - Modelagens em Mudanças Climáticas

Coordenação: Pedro Luiz Côrtes
Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP).
Descrição: Diante dos impactos enfrentados pelas Mudanças Climáticas, se faz necessário compreender como eles podem afetar as diversas dimensões ecossistêmica, socioambiental, política e econômica, tendo como ferramenta a modelagem para elaborar predições sobre o clima e suas mudanças. Este GT busca reunir tais pesquisas, a fim de promover discussões referentes às possíveis consequências que as mudanças do clima geram para a vida no planeta.

GT 10 - Geotecnologias e Ciência Ambiental

Coordenação: Joel Barbujiani Sigolo
Professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.
Descrição: Há décadas as geotecnologias vêm proporcionando interessantes debates no âmbito da Ciência Ambiental. Diferentes geotecnologias, como Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sensoriamento Remoto e Sistema Global de Navegação por Satélite, popularmente conhecido como GPS, possuem significativa contribuição nessa área. As informações georreferenciadas são obtidas por diferentes tecnologias, processadas por diferentes metodologias e monitoradas por diferentes sistemas, possibilitando o desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa que abrangem, por exemplo, questões de ecologia, limnologia, cartografia, geotecnia, movimentos de massa, dentre outros.

GT 11 - Modelagens em Oceanografia

Coordenação: Joseph Harari
Professor da Universidade de São Paulo.
Descrição: Este GT abordará como as cinco grandes áreas da oceanografia (física, química, geológica, biológica e socioambiental) em conjunto com técnicas de modelagem podem auxiliar na resolução dos diversos problemas ambientais nas zonas costeiras, manguezais e áreas oceânicas, sejam eles de ordem antrópica ou desequilíbrios de origem natural.