Sobre o evento

O Simpósio Interdisciplinar de Ciência Ambiental (SICAM) é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (PROCAM/IEE/USP).

Tema Central

O III SICAM tem como temática central a Interdisciplinaridade no enfrentamento à crise planetária.

A interdisciplinaridade, que marca o perfil de pesquisas em Ciência Ambiental, auxilia o enfrentamento às diferentes crises que o planeta perpassa, sendo necessário olhar para tais crises de maneira sistêmica e integrada.

Objetivos

O SICAM tem como principais objetivos promover a integração das diferentes temáticas de pesquisas do PROCAM, assim como um diálogo interdisciplinar entre diversos profissionais que atuam na área de Ciência Ambiental.

A retomada

O SICAM teve edições nos anos de 2013 e 2016, mas o evento não teve continuidade desde então. Na reunião anual de Planejamento do PROCAM de 2021, os discentes discutiram sobre aumentar a integração entre os pesquisadores do Programa e os professores levantaram a possibilidade do SICAM retomar. A partir disso, um grupo de discentes somaram forças para organizar o III SICAM em 2021. No contexto da pandemia, este terceiro diálogo será de forma virtual, buscando a participação segura e ampla no evento.

Público-alvo

O público-alvo do SICAM são pessoas alunas, pesquisadoras e docentes de todos os programas de pós-graduação brasileiros, que pesquisam questões socioambientais com abordagem interdisciplinar, além da população em geral.