Submissão de trabalhos

Datas importantes

Sobre a submissão - SUBMISSÕES ENCERRADAS

Interessados em participar do evento terão a opção de divulgar seus trabalhos em forma de apresentação oral, distribuídos em grupos temáticos (GTs).

Os trabalhos, a serem divulgados pelos participantes, envolverão aspectos sociais, econômicos, tecnológicos, urbanos, rurais, ambientais, dentre outros que englobam a interdisciplinar temática ambiental. A divulgação dos trabalhos busca maior integração não apenas com o meio acadêmico, mas também entre profissionais que atuam nas diversas frentes que envolvem o meio ambiente.

Durante as apresentações, haverá debatedores e relatores.

  • Debatedores: farão perguntas e contribuições sobre os trabalhos apresentados.

  • Relatores: responsáveis por compilar os pontos principais de cada discussão e por expô-los na Plenária Geral a todo público do evento, de modo a trazer maior integração dos temas apresentados entre os GTs.

Normas de elaboração de resumo expandido

  • O resumo expandido deverá conter até 3000 palavras (excluindo as referências, figuras, tabelas, resumo e abstract).

  • No Resumo, deve-se ressaltar a importância e justificativa do trabalho, o objetivo, o local de realização, a metodologia utilizada, os principais resultados e, ao final, a principal conclusão, escritos de maneira clara, coerente e concisa. O conteúdo deve apresentar coerência metodológica.

  • O resumo expandido poderá conter até 5 elementos não textuais (gráficos, imagens, tabelas, quadros), os quais devem seguir as regras do item “Elementos não textuais”, que está ao final deste arquivo. Todos os elementos não-textuais devem ser citados no texto principal.

  • No Texto principal (Desenvolvimento do trabalho, por exemplo, as seções Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, podendo-se utilizar outra estrutura caso o autor prefira) deve ser redigido em português, fonte Times New Roman, tamanho 12, formato do papel A4, com espaçamento 1,5 cm entre linhas, bem como margens superior e esquerda de 2,5 cm e inferior e direita de 2,5 cm. O texto deverá ser digitado em modo “justificado”.

  • Todos os títulos (ex: Resumo, Introdução, entre outros) deverão ser escritos em letras maiúsculas e em negrito, seguidos por dois pontos (:) e pelo texto, com início na mesma linha. O recuo do parágrafo deve ser de 1,25 cm. Os tópicos devem ser separados do final do texto anterior por por um ENTER, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas. Não colocar o número das páginas no arquivo.

Para facilitar a formatação dos trabalhos pelos autores, a Comissão Organizadora do III SICAM também disponibilizou um modelo, em word:

Sequência de tópicos do Resumo expandido

  • Título: deve ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, centralizado. Todas as letras do título devem ser maiúsculas.

  • Nomes dos autores: Após uma linha (espaços 1,5) do título, devem aparecer os nomes dos autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizados, nomes e sobrenomes com a primeira letra em maiúsculo. 

  • Afiliação: Incluir números sobrescritos correspondentes aos nomes dos autores, informando o nome completo, instituição e endereço eletrônico do autor. Colocar as informações de cada autor uma embaixo da outra em espaço simples, centralizado, sendo utilizada a fonte Times New Roman, tamanho 8.  

  • Resumo (máximo de 250 palavras), Palavras-Chave (no máximo 5), Abstract (máximo de 250 palavras) e Keywords (no máximo 5).

  • Texto principal: Posteriormente, deve ser apresentado o texto principal (Desenvolvimento do Trabalho contendo Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, havendo flexibilidade nessa estrutura) segundo as regras mencionadas nas Normas de Elaboração acima.

  • Agradecimentos: se for o caso, devem ser inseridos de forma sucinta, após a conclusão.

  • Referências: devem seguir a norma da ABNT, (NBR 6023:2018). Incluir apenas aquelas mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar referências de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal.

Elementos não-textuais (máximo de 5)

  • Figuras (fotos, gráficos, desenho): Devem ser centralizadas, convertidas para o formato “jpg” antes de serem inseridas no texto do Word (inserir, figura, do arquivo). A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos (Exemplo: Figura 1), sendo citada anteriormente no texto principal. Os gráficos devem ser inseridos no texto do Word como figuras (copiar, colar especial, figura do Excel Objeto) e centralizados. Os gráficos devem ser apresentados sem bordas, sendo os eixos x e y com 1/2 pt, descritos com o mesmo tipo e tamanho de letras contidas no texto. A legenda deve ser inserida na posição superior, centralizada, e a fonte da imagem deve ser inserida na parte inferior, justificada à direita.

  • Tabelas: Devem ser digitadas no texto do Word, de modo a ficarem independentes dos aplicativos fontes, tais como Excel. Espaçamento simples entre linhas. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos (Exemplo: Tabela 1), sendo citada anteriormente no texto principal. A legenda deve ser superior à tabela, centralizada, fonte Times New Roman, tamanho 10.

Orientações para envio de resumo expandido

No ato da submissão do resumo expandido, deverão ser enviados dois arquivos: 

  • um em formato *.pdf sem os nomes dos autores (para permitir a avaliação cega por parte dos avaliadores) 

  • e outro em formato word (*.doc ou *.docx) com os nomes e filiações dos autores (este será publicado nos anais no caso de aceite).

Cada um destes dois arquivos devem possuir o mesmo nome e com palavras separadas por underscore (“_”), por exemplo, Ciencia_Ambiental_SICAM.docx (para o arquivo com nomes e afiliações dos autores) e Ciencia_Ambiental_SICAM.pdf (para o arquivo sem nomes e afiliações dos autores).

Ambos os arquivos devem ser anexados ao formulário de Inscrição neste link até às 23h59min do dia 03 de setembro de 2021. A data de publicação dos aceites e anais será disponibilizada no site do evento.

  • No ato da submissão, o autor deverá escolher a forma de apresentação oral do seu trabalho: apresentação ao vivo, por meio de videoconferência na plataforma Google Meet, com 10 minutos para exibição e 5 minutos para resposta a perguntas dos participantes; ou na forma de vídeo-pôster, com duração máxima de 7 minutos, que deverá ser enviado à Comissão Organizadora do iII SICAM para disponibilização no canal do YouTube do Instituto de Energia e Ambiente da USP e link de acesso disponibilizado no site do Simpósio (https://sicam.com.br/) .

  • Caso a quantidade de apresentações orais exceda a quantidade de tempo disponível para o evento, a Comissão Científica selecionará alguns trabalhos para serem apresentados em formato de vídeo-pôster. 

  • No site do Simpósio (https://sicam.com.br/), serão disponibilizadas informações e tutoriais para apoiar a apresentação ao vivo dos trabalhos e a edição e envio de vídeo-pôster pelos autores. Em relação aos slides para as apresentações orais e vídeo-pôsteres, os autores podem utilizar a formatação de sua preferência, podendo incluir o logotipo do evento (disponível para download neste link).

  • O limite máximo de trabalhos submetidos é de 3 (três) resumos expandidos por primeiro autor, não sendo cobrada qualquer taxa para submissão de trabalhos nem para a participação do evento. Em caso de optar por apresentação oral ao vivo para mais de um trabalho, GTs diferentes podem ser considerados desde que ocorram em dias diferentes do evento.

Atenção para os seguintes pontos:

  • Recomenda-se aos autores que evitem submissões em última hora para evitar possíveis falhas de sistema ocasionadas por congestionamento (grande quantidade de usuários ao mesmo tempo).
  • Uma vez submetido o resumo, não haverá mais oportunidades para qualquer tipo de correção. Ou seja, o(s) autor(es) é(são) responsável(is) por eventuais erros presentes no seu trabalho, devendo estar ciente que a qualidade do texto (gramática, ortografia e formatação) será considerada como critério de avaliação pela comissão científica;

  • Os certificados de apresentação serão enviados somente aos que apresentaram o trabalho.

  • O autor responsável pela apresentação deverá se inscrever no evento. Caso o autor responsável pela apresentação tenha algum imprevisto e não possa participar do evento, o mesmo deverá solicitar que outro autor faça a inscrição para a apresentação ou deverá informar à Comissão Organizadora que o trabalho não será apresentado. 

  • A inscrição no evento (de 26/07 a 08/10 para autores que apresentarão trabalhos) poderá ser feita após o resultado do parecer do trabalho submetido, que ocorrerá até o dia 04/10/2021.

Em caso de dúvidas, escrever para a Comissão Organizadora do 3º SICAM, por meio do e-mail iii.sicam.2021@gmail.com.