Equipe organizadora

Comissão Organizadora

Ágata Graziele dos Santos Brito

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário FECAP (2013) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente no seguinte tema: china. estados unidos, mudanças climáticas. Atualmente Doutoranda no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, no Programa de Ciências Ambientais (PROCAM). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Geografia Politica e Meio Ambiente do laboratório de Geografia Política (GEOPO), WATERLAT/GOBACIT, Rede de pesquisa geografia das águas. Tem interesse especial nas áreas de relações internacionais, meio ambiente, hidropolítica e cooperação transfronteriça, desenvolvimento sustentável, governança ambiental e política ambiental internacional.

Agnes de Oliveira Franco

Jornalista especializada em Políticas Públicas, mestre em Política Trabalhista (ciências políticas) e Globalização (economia) pela Universidade de Kassel e Universidade de Economia e Direito de Berlim, via Universidade Global do Trabalho (https://global-labour-university.org/). Doutoranda em Ciências Ambientais (PROCAM-USP). Pesquisa Transição Justa, negacionismo e desinformação climática e ambiental. Trabalha com diversas vertentes da agenda socioambiental, área em que atua há mais de vinte anos. Tem boa experiência com formação, relações internacionais, gerenciamento e comunicação.

Beatriz Milz

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, no Instituto de Energia e Ambiente - Universidade de São Paulo (PROCAM/IEE/USP), com bolsa FAPESP no período entre 05/2019 à 01/2022 (18/23771-6). Mestre em Ciências (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharel em Gestão Ambiental (2015) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Faz parte da equipe da Secretaria Executiva da Revista Ambiente Sociedade (2018-atualmente). Editora associada na ROpenSci (Software peer review editor). Participou como pesquisadora no Projeto Temático FAPESP: Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática (Processo: 2015/03804-9). É co-organizadora da comunidade R-Ladies São Paulo desde outubro de 2018.

Gabriel Bernardes Fonseca Diório Menegazzo

Possui graduação em Direito e especialização em Direito Ambiental, ambas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Estuda políticas públicas ambientais, a regulação jurídica da natureza e o papel do conhecimento científico no processo de tomadas de decisões institucionais. Atualmente é Residente Jurídico no Centro de Apoio as Promotorias de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU) do Ministério Público do Estado do Paraná.

Henrique Castro Barbosa

Geógrafo formado pela FFLCH/USP em 2021. Atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, PROCAM-SP. Pesquisa governança em cenários de conflito hídrico trasnfronteiriço entre Brasil e Uruguai, tema o qual se debruça desde a Iniciação Científica na graduação. Também tem formação de jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência em redação.

Tainá Ângela Vedovello Bimbati

Engenheira Ambiental pela Faculdade Municipal Prof. Franco Montoro (2013), Mestra em Engenharia Civil pelo Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FECFAU/UNICAMP) (2017) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Possui mais de 10 anos de experiência em consultoria e pesquisa em resíduos sólidos, coleta seletiva, logística reversa, inclusão de catadores de materiais recicláveis em ações de responsabilidade compartilhada e reciclabilidade.

Vanessa Victor da Cruz de Souza

Possui formação em Geografia pela UNIMONTES, mestrado em Administração e Sustentabilidade pela UNINOVE, e doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE. Atualmente, realiza pós-doutorado no IEE, na linha de pesquisa em Governança, Impacto e Modelagem Socioambiental.

Vítor Soares Miceli

Arquiteto Urbanista formado pela FAU/USP em 2021. Ao longo da graduação integrou o coletivo extensionista estudantil autogerido FAU Social. Realizou Iniciação Científica sobre hortas urbanas. Participou de outros trabalhos científicos, com destaque para a Plataforma Periferias, pela Cátedra Olavo Setubal no IEA-USP. Possui experiência profissional em escritórios de arquitetura. Em 2023 inicia o mestrado no Instituto de Energia e Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, PROCAM-USP, com a pesquisa Adaptação às Mudanças Climáticas – PanClima. Aplicabilidade em área de risco na cidade de São Paulo. É colaborador da ONG de divulgação científica Projeto Ruptura e do grupo de pesquisa GEURBAM.

Comitê Científico

Em breve!