Equipe organizadora

Comissão Organizadora

Ágata Graziele dos Santos Brito

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário FECAP (2013) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente no seguinte tema: china. estados unidos, mudanças climáticas. Atualmente Doutoranda no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, no Programa de Ciências Ambientais (PROCAM). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Geografia Politica e Meio Ambiente do laboratório de Geografia Política (GEOPO), WATERLAT/GOBACIT, Rede de pesquisa geografia das águas. Tem interesse especial nas áreas de relações internacionais, meio ambiente, hidropolítica e cooperação transfronteriça, desenvolvimento sustentável, governança ambiental e política ambiental internacional.

Agnes de Oliveira Franco

Jornalista especializada em Políticas Públicas, mestre em Política Trabalhista (ciências políticas) e Globalização (economia) pela Universidade de Kassel e Universidade de Economia e Direito de Berlim, via Universidade Global do Trabalho (https://global-labour-university.org/). Doutoranda em Ciências Ambientais (PROCAM-USP). Pesquisa Transição Justa, negacionismo e desinformação climática e ambiental. Trabalha com diversas vertentes da agenda socioambiental, área em que atua há mais de vinte anos. Tem boa experiência com formação, relações internacionais, gerenciamento e comunicação.

Beatriz Milz

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, no Instituto de Energia e Ambiente - Universidade de São Paulo (PROCAM/IEE/USP), com bolsa FAPESP no período entre 05/2019 à 01/2022 (18/23771-6). Mestre em Ciências (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharel em Gestão Ambiental (2015) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Faz parte da equipe da Secretaria Executiva da Revista Ambiente Sociedade (2018-atualmente). Editora associada na ROpenSci (Software peer review editor). Participou como pesquisadora no Projeto Temático FAPESP: Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática (Processo: 2015/03804-9). É co-organizadora da comunidade R-Ladies São Paulo desde outubro de 2018.

Gabriel Bernardes Fonseca Diório Menegazzo

Possui graduação em Direito e especialização em Direito Ambiental, ambas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Estuda políticas públicas ambientais, a regulação jurídica da natureza e o papel do conhecimento científico no processo de tomadas de decisões institucionais. Atualmente é Residente Jurídico no Centro de Apoio as Promotorias de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU) do Ministério Público do Estado do Paraná.

Henrique Castro Barbosa

Geógrafo formado pela FFLCH/USP em 2021. Atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, PROCAM-SP. Pesquisa governança em cenários de conflito hídrico trasnfronteiriço entre Brasil e Uruguai, tema o qual se debruça desde a Iniciação Científica na graduação. Também tem formação de jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência em redação.

Maria Mazzarello Pereira Veloso

Engenheira química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Gestão de Competitividade com ênfase em Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Possui Pós-MBA em Governança, Riscos e Compliance pela Saint Paul Escola de Negócios e AMP - Advanced Management Program pelo IESE (Espanha). Além disso, tem MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, é engenheira de segurança (UFBA), especialista em Processos Petroquímicos pela Sogesta-Universidade de Bolonha (Itália) e Higienista Industrial pela Poli-USP. Com mais de 30 anos de experiência internacional como executiva C-Level na indústria, atuou em empresas de alto risco e de consultoria em mais de 120 países. Empreendedora serial, atuando como conselheira de administração, fiscal e consultiva, e em comitês de governança desde 2007, Maria é professora de Governança, Sustentabilidade (ESG) e Riscos no SENAI CIMATEC e mentora de executivos. Pesquisadora no Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (ECA-USP), foca em governança digital, governança em rede, estratégias empresariais, transformação energética e comunidades energéticas. Autora de diversos artigos e capítulos de livros, participou de projetos internacionais de resiliência urbana com a Universidade de Yale e a Fundação Rockefeller, além de ter organizado importantes congressos e eventos acadêmicos, incluindo os Congressos ABRISCO e a WEB Série “Soluções Possíveis”.

Tainá Ângela Vedovello Bimbati

Engenheira Ambiental pela Faculdade Municipal Prof. Franco Montoro (2013), Mestra em Engenharia Civil pelo Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FECFAU/UNICAMP) (2017) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Possui mais de 10 anos de experiência em consultoria e pesquisa em resíduos sólidos, coleta seletiva, logística reversa, inclusão de catadores de materiais recicláveis em ações de responsabilidade compartilhada e reciclabilidade.

Vanessa Victor da Cruz de Souza

Possui formação em Geografia pela UNIMONTES, mestrado em Administração e Sustentabilidade pela UNINOVE, e doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE. Atualmente, realiza pós-doutorado no IEE, na linha de pesquisa em Governança, Impacto e Modelagem Socioambiental.

Vítor Soares Miceli

Arquiteto Urbanista formado pela FAU/USP em 2021. Ao longo da graduação integrou o coletivo extensionista estudantil autogerido FAU Social. Realizou Iniciação Científica sobre hortas urbanas. Participou de outros trabalhos científicos, com destaque para a Plataforma Periferias, pela Cátedra Olavo Setubal no IEA-USP. Possui experiência profissional em escritórios de arquitetura. Em 2023 inicia o mestrado no Instituto de Energia e Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, PROCAM-USP, com a pesquisa Adaptação às Mudanças Climáticas – PanClima. Aplicabilidade em área de risco na cidade de São Paulo. É colaborador da ONG de divulgação científica Projeto Ruptura e do grupo de pesquisa GEURBAM.

Comitê Científico

Em breve!